O editorial da revista de março faz-nos pensar sobre as novas tendências ideológicas nos partidos de direita, o quase-desaparecimento das esquerdas a nível mundial e o lugar político da Igreja Católica no cenário atual. Para responder a estas questões e aprofundar os temas, convidámos Sónia Monteiro, doutorada em teologia política, e Rui Pereira, doutorado em estudos políticos, para uma conversa em torno desta edição.
P. José Frazão Correira SJ
Jesuíta deste 1995, licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, doutorando-se em Teologia Fundamental pela Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma. Foi professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, nos polos de Braga e do Porto. Foi nomeado Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus em 2014, juntando-se à Brotéria em 2022 como diretor da revista.
P. Manuel Cardoso SJ
Jesuíta desde 2006, concluiu um mestrado em Teologia no Centre Sèvres e outro em Estudos políticos, na EHESS, Paris. Concluiu, recentemente, um doutoramento sobre as políticas públicas de Thomas Hobbes, também na EHESS. Foi diretor-adjunto da revista Brotéria entre 2019 a 2024, e é atualmente diretor-geral da Brotéria.
Rui Pereira
Exerce as funções de jurista no Departamento de Regulação, Supervisão e Certificação do Centro Nacional de Cibersegurança, bem como de perito nacional designado no Informal Working Group Cyber da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, após ter passado pela Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, em Viena, e ter sido, durante vários anos, docente universitário na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales – EHESS) e no Collège Universitaire do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po). Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e Mestre e Doutor em Estudos Políticos pela EHESS.
Sónia Monteiro
Sónia é investigadora no programa de pós-doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral (DHI) na Universidade Católica Portuguesa (UCP). Concluiu recentemente o doutoramento em Teologia na Universidade de Fordham (Nova Iorque). O sua dissertação explora o significado filosófico e teológico da experiência humana do perdão diante do mal radical. Para além da Teologia Sistemática, as áreas de especialização e investigação da Sónia incluem Cristologia e Teologia Política. Em Fordham, lecionou as disciplinas “Fé e Razão Crítica” e “Teologias da Libertação da América Latina.” Antes de iniciar os estudos teológicos nos Estados Unidos, Sónia trabalhou como advogada em Portugal. E foi voluntária pela ONGD Leigos para o Desenvolvimento em Angola. Sónia faz parte do movimento ecuménico e internacional Graal.
Com o apoio