Ter 9 set - 19h às 20h30Pensar a Educação
Walker Percy: A Perda da Criatura Miguel Abranches PintoColégio de São José – Ramalhão

No ensaio The Loss of the Creature, Walker Percy explora como as nossas experiências autênticas com o mundo são frequentemente mediadas e condicionadas por expectativas pré-concebidas, sistemas educativos e estruturas culturais. Usando exemplos como a visita ao Grand Canyon, Percy argumenta que as pessoas raramente veem verdadeiramente os objetos ou lugares por si mesmos, pois percebem-nos através de "pacotes simbólicos" impostos pela sociedade, e, tantas vezes, pela própria escola. O autor defende que a recuperação de uma experiência genuína de relação com o real exige uma participação inteira por parte da pessoa, assumindo um protagonismo na posse da realidade, não dependente de “especialistas”. Apesar de ser um texto dos anos 50 do século passado, o ensaio constitui um juízo agudo e atual sobre a sociedade em geral e sobre o ensino em particular. 

 

Miguel Abranches Pinto 

Miguel Abranches Pinto é reitor do Colégio de São José – Ramalhão, é casado e tem 5 filhos. É formado em engenharia mecânica e pós-graduado em Inovação Pedagógica pela UCP. Trabalhou nos últimos 35 anos entre o ensino e a indústria, em funções de direção, estando desde 2016 no Colégio de São José – Ramalhão. Está ligado aos colégios da APECEF desde a sua origem, como pai e associado. 

Seminário Pensar a Educação

O que é educar alguém? Como se educa? Para que é que se educa? Que lugar tem a educação na cultura e que lugar tem a cultura na educação? Estas são as perguntas centrais que conduzem este seminário, em que se pensam e discutem temas ligados com educação, através da análise e discussão de textos filosóficos, literários e outros.

Nestes encontros mensais, abrimos um espaço de reflexão e diálogo sobre educação e assuntos relacionados, partindo de textos clássicos e contemporâneos, mais e menos conhecidos. Uma oportunidade para os participantes não só se familiarizarem com várias possibilidades de leitura do desafio educativo, como também para enfrentar as suas grandes questões e analisar criticamente as respostas que foram sendo encontradas. 

Coordenação científica: Joana Corrêa Monteiro (Nova SBE, FLUL, IAM), Simão Lucas Pires (Brotéria, IEF, IAM) e Vasco Cardoso (IEF).

 

Gratuito
Local: Brotéria