Ter 18 nov - 19h às 20h30História dos Jesuítas
O P. Mateo Cebrián SJ e a salvação do JapãoMiguel Rodrigues Lourenço FCSH-NOVA/ UCP / FLUL

 O P. Mateo Cebrián SJ e a salvação do Japão: inquérito às formas extraordinárias de um desiderato convencional 

O Padre Mateo Cebrián, SJ, viveu persistentemente com o Japão no horizonte. De “indipeta” em “indipeta”, enviado a uma província que não desejava, despedido três vezes da Companhia de Jesus, Cebrián procurou contornar uma diversidade de obstáculos para tentar chegar ao seu almejado Japão. Este objectivo apenas se gorou após quase uma década de itinerância pela Ásia, entre Negapatão e Macau. Precisamente, foi em Macau que o fracasso do seu desiderato se começou a desenhar. Após um acolhimento inicial entusiástico, em que foi recebido como padre ressuscitado por S. Francisco Xavier, Cebrián recebeu ordem de expulsão de Macau e foi confiado ao comissário cessante do Santo Ofício para ser entregue à Inquisição de Goa. O que sucedeu em Macau para que o jesuíta conhecesse um destino tão adverso? Como se pode explicar o fracasso do seu projecto? Eis o que nos propomos responder ao longo da sessão. 

 

Miguel Rodrigues Lourenço 

Miguel Rodrigues Lourenço é investigador do CHAM – Centro de Humanidades (FCSH-NOVA), do Centro de Estudos de História Religiosa (UCP) e da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste (FLUL). Estuda a implementação e actividade das Inquisições na Ásia, de Goa às Filipinas e a Macau. É autor de A Articulação da Periferia. Macau e a Inquisição de Goa e de O Processo de Catarina de Orta na Inquisição de Goa (c/ Susana Bastos Mateus e Carla Vieira). 

Seminário de História dos Jesuítas

Encontros mensais para promover a apresentação e discussão de tópicos relacionados com a história dos jesuítas desde 1540 até hoje, nas suas várias vertentes: arte, arquitetura, espiritualidade, pedagogia, missões, ciência, anti-jesuitismo, expulsão e restauração. Nestes seminários será privilegiada a apresentação de trabalhos de investigação recente ou em curso sobre a história da Companhia de Jesus desde 1540 até à actualidade. Os seminários dirigem-se a um público abrangente, constituído por especialistas e não-especialistas. 
Coordenação: Francisco Malta Romeiras, Gonçalo Pedrosa SJ e Maria João Pereira Coutinho.

Em parceria com o Institute for Advanced Jesuit Studies.

 

Entrada Livre
Local Brotéria