Ter 18 nov - 19h às 20h30Arquitetura e Espaço Litúrgico
A arquitetura religiosa do século XX no ocidente: esboço de um panorama P. João Norton de Matos SJ

 Os mestres da arquitetura moderna são referências incontornáveis da arquitetura atual. São muito conhecidas as igrejas desenhadas por Le Corbusier ou Alvar Aalto, no entanto, muitos outros, como Mies Van der Rohe, Aldo van Eyck, Eero Saarinen, Marcel Breuer, também construíram igrejas. Há também arquitetos modernos de grande qualidade ainda que menos divulgados, como Rudolf Schwarz, Emil Steffann, Hans van der Laan, osb, Jean Cosse, Sigurd Lewerentz, Ottokar Uhl, Miguel Fisac, Glauco Gresleri, Coelho de Portugal, op, entre outros, que trabalharam a par do movimento litúrgico, produziram reflexão e conceberam igrejas que se tornaram casos de estudo incontornáveis. Em novembro propomos uma sessão do seminário que trace uma panorâmica deste domínio da história da arquitetura do século XX. Em 2026 seguir-se-ão outras quatro sessões onde arquitetos e investigadores refletirão criticamente sobre estes autores e as suas igrejas. 

P. João Norton de Matos SJ

Jesuíta desde 1990, João Norton é licenciado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Completou a sua formação na Companhia de Jesus com uma especialização em Estética e Filosofia da Arte, em Louvain-la-Neuve, e em Teologia da cultura, em Paris, com uma tese sobre "a crise moderna da arte sacra”. É atualmente professor convidado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Juntou-se à Brotéria em 2011 onde é Leitor de arquitetura, espaço litúrgico e espiritualidade. 

Seminário de Arquitetura e Espaço Litúrgico

O Seminário de Arquitetura e Espaço Litúrgico aborda temas fundamentais sobre as origens e a história recente da arquitetura religiosa, os elementos do espaço litúrgico e a sua organização. Em 2025-2026, pretende-se dar a conhecer a obra de arquitetos reconhecidos como grandes construtores de igrejas no século XX, num contexto mundial, e compreender criticamente essas obras no seu contexto e significado para o presente. 

Coordenação científica: P. João Norton de Matos SJ. Em parceria com CEHR e ÁTRIO. 

 

 

Local: Brotéria