Num artigo publicado em 1963 no jornal Távola Redonda, a pretexto dos desafios da arquitectura, Sophia de Mello Breyner desenhou uma síntese que tem sido guardada e partilhada desde essa altura. “A beleza não é um luxo para estetas, não é um ornamento da vida, um enfeite inútil, um capricho. A beleza é uma necessidade, um princípio de educação e de alegria.” Hoje, esse texto pode servir mais uma vez como ponto de partida para a partilha de um conjunto de pensamentos e perguntas sobre o que é aprender e crescer no encontro com a beleza.
Recomendamos a leitura prévia do texto disponível aqui.
Francisco Cordovil Cardoso
Francisco Cordovil Cardoso nasceu em Lisboa, com uma costela em Évora. Cresceu nos VELHOS e é formado em arquitetura pela FAUL. Co-fundou o Atelier AAVV e é professor convidado de projeto na FAUL.
Seminário Pensar a Educação
O que é educar alguém? Como se educa? Para que é que se educa? Que lugar tem a educação na cultura e que lugar tem a cultura na educação? Estas são as perguntas centrais que conduzem este seminário, em que se pensam e discutem temas ligados com educação, através da análise e discussão de textos filosóficos, literários e outros.
Nestes encontros mensais, abrimos um espaço de reflexão e diálogo sobre educação e assuntos relacionados, partindo de textos clássicos e contemporâneos, mais e menos conhecidos. Uma oportunidade para os participantes não só se familiarizarem com várias possibilidades de leitura do desafio educativo, como também para enfrentar as suas grandes questões e analisar criticamente as respostas que foram sendo encontradas.
Coordenação científica: Joana Corrêa Monteiro (Nova SBE, FLUL, IAM), Simão Lucas Pires (Brotéria, IEF, IAM) e Vasco Cardoso (IEF).
Com o apoio
Em parceria