2
Qui 16 out - 19h às 20h30 ConversaRevista
IA: democratizar o debate público sobre o nosso futuro coletivoTeresa NicolauSanta Casa da Misericórdia de LisboaBernardo CaldasNova SBE/Maze ImpactAdolfo Mesquita NunesPérez-LlorcaMateus Correia de CarvalhoNOVA PEARL/European Journal of Legal StudiesP. José Frazão Correia SJBrotéria

A revista Brotéria apresenta o seu número de outubro, que inclui um artigo de Mateus Correia de Carvalho sobre a regulação da IA - "Para a frente, entretidos e sem pensar no assunto: a regulação da IA e a disrupção do ser humano ". Já em março tínhamos publicado outro artigo sobre IA, da autoria de Bernardo Caldas, no qual ele insiste na diferença entre "replicar os produtos de uma inteligência natural e replicar a própria inteligência". Para essa mesa-redonda, também convidámos Adolfo Mesquita Nunes, autor do novo livro "Algoritmocracia". A Teresa Nicolau será uma "leitora qualificada", ou seja, a pessoa que faz avançar a conversa, pegando nos contributos que os três autores podem oferecer. Não se trata tanto de um papel de moderação, mas sim de ser a protagonista de uma conversa aberta e inteligente que pretende ajudar um público culto, mas não especialista, a perceber as nuances e pontos de interesse do tema.

No final da conversa, o diretor da revista, P. José Frazão Correia SJ, fará um brinde ao trabalho desenvolvido por todos os que contribuem para a Brotéria –  conselho de redação, autores, revisores e toda a equipa – para que juntos celebremos mais um ano de revista! 

Teresa Nicolau 

Nasceu em 1973 no Bombarral, é atualmente Diretora da Cultura na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. 
Como jornalista, trabalhou na RTP entre 1996 e 2023, onde desempenhou funções de Editora de Arte e Cultura e foi Autora e Coordenadora do programa “As Horas Extraordinárias”, transmitido na RTP, de 2015 a 2023. Foi também Autora da crónica diária homónima na Antena 1 entre 2021 e 2023. 
A carreira jornalística foi reconhecida com o Prémio Pró-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2017, e o Prémio de Jornalismo Cultural, atribuído pela mesma instituição, em 2020. 
É licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1991-1996). Em 2001/2002, frequentou um curso de Realização de Cinema na New York Film Academy, como bolseira da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Prosseguiu os estudos com várias pós-graduações, incluindo Estética e Filosofia da Arte, Estudos Comparatistas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Cinema e Televisão, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. 
Atualmente, frequenta o doutoramento em Media e Sociedade na Universidade Autónoma de Lisboa, como bolseira de mérito, de forma a aprofundar os seus estudos no campo da arte contemporânea, cultura e comunicação. 

Bernardo Caldas 

Especialista em inteligência artificial, lidera as equipas de dados e IA na Mollie, uma das maiores empresas de tecnologia financeira europeias, depois de passagens por funções semelhantes em tecnológicas, telecomunicações e banca. Fundou a associação Data Science for Social Good Portugal e o projeto Estimador.pt, iniciativas focadas em aplicar tecnologia e dados ao impacto social. Colabora com a Nova SBE e com a Maze Impact. Formado em engenharia pelo Instituto Superior Técnico e com mestrado pelo Imperial College London. 

Adolfo Mesquita Nunes 

Adolfo Mesquita Nunes (1977) licenciou-se em Direito em 2000 e obteve o grau de mestre em Ciências Jurídico-Políticas em 2008. 
Advogado de profissão há 16 anos, foi deputado à Assembleia da República entre 2011 e 2013, tendo sido Secretário de Estado do Turismo entre 2013 e 2015. Militante do CDS-PP, foi vice-presidente do partido entre 2016 e 2019. 
Foi comentador e colunista na SIC, TSF, Visão, Jornal de Negócios, Diário de Notícias e I. 
Atualmente, é sócio da Pérez-Llorca. É professor de Conformidade e ética em IA.  
"Algoritmocracia — Como a IA está a Transformar as Nossas Democracias" é o seu primeiro livro. 

Mateus Correia de Carvalho 

Mateus Correia de Carvalho é doutorando em Direito no Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália. A sua investigação localiza-se na interseção entre o direito público, sociologia jurídica e teoria política, focando-se atualmente na regulação da União Europeia de sistemas de IA e grandes plataformas digitais. É licenciado em Direito pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Direito da União Europeia pela Universidade de Maastricht, Países Baixos, onde se tornou posteriormente Professor de Direito Público e Direitos Humanos. É atualmente também coordenador científico do centro de conhecimento NOVA PEARL (Platform for European Regulatory and Administrative Law) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e editor do European Journal of Legal Studies. 

P. José Frazão Correia SJ

Jesuíta deste 1995, licenciou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, doutorando-se em Teologia Fundamental pela Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma. Foi professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, nos polos de Braga e do Porto. Foi nomeado Provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus em 2014, juntando-se à Brotéria em 2022 como diretor da revista.

Revista sai do papel  

Porque os artigos da revista dão tanto que pensar, programamos sessões para ouvir, discutir e falar sobre o que nos vai marcando em cada edição da nossa revista. Por vezes recebemos cá em casa, outras vamos pelo país fora, ao encontro dos nossos leitores, de instituições com as quais partilhamos interesses e de quem ainda não conhece a Brotéria. 

Com o apoio
FCG_PRT 

Local Brotéria